Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Bem vindo ao Nortão News, Juara 21 de Julho de 2018
Quem Somos   I   Contato
  INÍCIO  
  NOTÍCIAS  
  EVENTOS  
  VÍDEOS  
  ARTIGOS  
  FAVORITOS  
 Noticias da Soja.
31 de Dezembro, 2017 - 10:47
MT tem 3 registros de ferrugem asiática e risco altíssimo de mais focos da doença
     

 ( Cidadão participe da enquete ao lado desta matéria, e de sua opinião sobre a CPI criada pela Câmara Municipal de Juara ) :


Mato Grosso já registrou três ocorrências de ferrugem asiática em plantações de soja na atual safra 2017/2018, sendo que todas elas ocorreram em dezembro. Os produtores estão recebendo alertas e o cenário no atual período produtivo é de risco altíssimo para o surgimento de novos focos da doença.


Assessoria


Primeira e 2ª ocorrências são de 22 e 26 de dezembro em Primavera do Leste. Último foco registrado é de Campo Verde


De acordo com o Consórcio Antiferrugem, a primeira ocorrência é de 22 de dezembro no município de Primavera do Leste, sendo que a segunda é da última terça (26) na mesma cidade. Ontem (28) um novo foco foi registrado em Campo Verde.


Fabiano Siqueira, gestor de Proteção de Plantas da Fundação MT, a  explicação que estão sendo feitos alertas aos produtores desde o início da safra que o fungo poderia surgir na lavoura mais cedo neste ano. O aviso foi feito porque em 2017 houve um atraso no plantio e mesmo se a ferrugem chegasse no mesmo período em que apareceu no ano passado, pegaria lavouras mais jovens dessa vez, afirma Fabiano.


Além disso, as condições climáticas dessa vez (alto volume de chuvas, tempo encoberto e umidade que beneficia o desenvolvimento do fungo) também se acrescentam ao cenário favorável ao surgimento da doença.


"Por tudo isso é preciso intensificar o monitoramento e fazer o uso dos fungicidas protetores. Aliás, a utilização dos fungicidades é primordial para que nós não tenhamos problemas maiores, porque o risco é altíssimo”, comenta o gestor da Fundação MT.


Fabiano explica que somente em dezembro a entidade já realizou 10 reuniões com grupos de agricultores para repassar informações sobre a importância do acompanhamento desse problema, que chegou a causar sérios prejuízos para produtos entre 2002 e 2004.


Ferrugem asiática


A ferrugem asiática é um fungo que às vezes afeta as chamadas plantas guaxas, que não foram plantadas pelo homem. Os riscos que envolvem a doença são muitos já que o organismo que desenvolve a enfermidade pode ser levado pelo vento para outros plantios, causando perdas no rendimento e qualidade dos grãos. Entre os fatores que contribuem para a aparição da ferrugem asiática estão a alta umidade e o sol forte.


De acordo com o Consórcio Antiferrugem, Mato Grosso já tem três ocorrências, sendo que o líder no quesito é o Parana com 25 e depois Rio Grande do Sul com 10. 


Na atual safra, os municípios da região sudeste são um dos principais focos onde a doença pode aparecer, como é justamente o caso de Primavera do Leste, com duas ocorrências. O plantio atrasado e o alto índice pluviométrico são os responsáveis pela situação.


 


 

Fonte: RD.
* O NortãoNews não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Notícias
20/07/2018
19/07/2018
18/07/2018
17/07/2018
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
 Enquete

 Artigos
  INÍCIO  
 
  NOTÍCIAS  
 
  EVENTOS  
 
  VÍDEOS  
 
  ARTIGOS  
 
  FAVORITOS  
© 2018 - Todos direitos reservados