Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Bem vindo ao Nortão News, Juara 23 de Junho de 2018
Quem Somos   I   Contato
  INÍCIO  
  NOTÍCIAS  
  EVENTOS  
  VÍDEOS  
  ARTIGOS  
  FAVORITOS  
 PIB do MT.
5 de Marco, 2018 - 07:37
Com aumento de 14,1%, PIB de MT cresce mais que o dobro que o da China
     

 Com salto de 14,1% no terceiro trimestre de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso teve aumento superior ao registrado na China, onde o indicador subiu 6,8% nos últimos três meses do mesmo ano. Os dois comparativos foram estabelecidos com relação aos números do PIB de 2016. O desempenho mato-grossense também foi superior ao apresentado pela economia brasileira, que cresceu 1,4% para o mesmo período.


Na variação do acumulado anual, ou seja, de janeiro a setembro de 2017, a economia mato-grossense cresceu 13,9%, enquanto a atividade econômica nacional registrou um aumento de apenas 0,6% no mesmo período. Já no acumulado dos últimos quatro trimestres em relação aos períodos anteriores, o Estado registrou crescimento de 10,2% e no Brasil a redução foi de -0,2%.


Reprodução-Seplan


Na potencia oriental o Pib teve expansão total de 6,9% no ano passado, acelerando o ritmo em relação ao avanço de 6,7% verificado em 2016, segundo dados publicados em janeiro pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, pela sigla em inglês).


Os dados fazem parte de um levantamento inédito realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) na terça-feira (27) pela equipe técnica da Coordenadoria de Estudos Socioeconômicos, representada pelos servidores públicos e economistas Eduardo Matsubara e Breno Antunes.


De acordo com o secretário de Planejamento, Guilherme Müller, Mato Grosso passa a atuar na vanguarda ao calcular o PIB trimestralmente e adiantar os resultados econômicos do estado, divulgados nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com uma defasagem de dois anos.


Reprodução - Seplan


Segundo o gestor, Mato Grosso começou a ter crescimento positivo do indicador a partir do último trimestre de 2016 e seguiu positivamente de 2017 em diante, com resultados muitos maiores do que o crescimento do País e da maioria dos estados brasileiros que calculam o PIB trimestral. “Resultados puxados pelo setor agropecuário”, ressaltou.


Mais dinâmico


Ao calcular o PIB Trimestral, Mato Grosso passa a integrar o grupo de estados, além da própria União, que apresenta resultados mais imediatos da evolução da estrutura produtiva. O indicador antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo IBGE, responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.


De acordo com a Seplan, entre os estados, Mato Grosso apresentou a maior alta do PIB no terceiro trimestre de 2017 ao alcançar 14,1%.


 

Fonte: A.O
* O NortãoNews não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Notícias
22/06/2018
21/06/2018
20/06/2018
19/06/2018
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
 Enquete

 Artigos
  INÍCIO  
 
  NOTÍCIAS  
 
  EVENTOS  
 
  VÍDEOS  
 
  ARTIGOS  
 
  FAVORITOS  
© 2018 - Todos direitos reservados