Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Bem vindo ao Nortão News, Juara 23 de Janeiro de 2021
Quem Somos   I   Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

  INÍCIO  
  NOTÍCIAS  
  EVENTOS  
  VÍDEOS  
  ARTIGOS  
  FAVORITOS  
 Arroz Irrigado.
26 de Novembro, 2020 - 14:42
Novo zoneamento para o arroz tropical irrigado por inundação orienta produção agrícola
     

 O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2020/2021, para o cultivo do arroz tropical irrigado por inundação foi finalizado no mês de outubro de 2020. O Zarc tem o objetivo de indicar períodos de menor risco climático para o plantio, reduzindo a probabilidade de ocorrerem problemas relacionados a eventos climáticos não desejáveis. Dessa forma, permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e o solo.


No Brasil, a variabilidade climática é responsável por uma redução na produtividade de grãos que pode variar de 15% a 75%, segundo publicação na revista “Nature Communications”.


O atual zoneamento agrícola de risco climático para a cultura do arroz tropical irrigado por inundação passou por grandes alterações. A nova tecnologia agora incorpora um modelo de processo que estima a produtividade do cereal em diferentes regiões do Brasil. A versão anterior do Zarc levava em consideração temperatura do solo, temperatura mínima do ar e radiação solar durante as fases críticas da planta e dados médios de produtividade obtidos em experimentos de campo para estabelecer os períodos de semeadura. A versão atual do Zarc permite classificar os níveis de risco em 20% (80% de sucesso), 30% (70% de sucesso) e 40% (60% de sucesso).


Aprimoramento do seguro agrícola


Segundo os pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão (GO), Alexandre Bryan Heinemann e Silvando Carlos da Silva, a novidade em se estabelecer níveis de risco a partir da simulação de produtividade é a possibilidade de, futuramente, realizar o seguro agrícola em função da possível renda do produtor, em vez do modelo atual que garante a cobertura apenas do crédito adquirido para o estabelecimento das lavouras.


“Se o produtor perdeu por questão climática, pode solicitar a cobertura. Só que os seguros hoje cobrem mais o financiamento do que a renda. Mas, se o produtor perder, não perde apenas a parte financiada da lavoura. Então, para assegurar a renda, é necessário se trabalhar com níveis de risco e de produtividade”, explicou Silvando Carlos da Silva.


O Zarc do arroz tropical irrigado por inundação engloba mais de 20 estados, indo do norte do Paraná a Roraima.


Saiba como funciona o Zarc


Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Nestes dois programas, é obrigatório seguir as recomendações do Zarc. No Proagro, a adoção das orientações do Zarc garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam a plantação.


Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas pelas portarias de zoneamento.


Aplicativo Plantio Certo


Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar através de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal.


O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), está disponível nas lojas de aplicativos para sistemas iOS e Android.

Fonte: P do A.
* O NortãoNews não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Notícias
22/01/2021
21/01/2021
20/01/2021
19/01/2021
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 Enquete

 Artigos
  INÍCIO  
 
  NOTÍCIAS  
 
  EVENTOS  
 
  VÍDEOS  
 
  ARTIGOS  
 
  FAVORITOS  
© 2021 - Todos direitos reservados