O prefeito de Jangada (a 75 km de Cuiabá), Rogério Meira (PSD), disse que a cidade já acumula um prejuízo estimado em R$ 50 milhões em razão de um incêndio de grandes proporções que atinge tanto a zona rural quanto a zona urbana do município há vários dias.
Até o momento, o fogo já consumiu plantações de soja e cana e áreas da pecuária, causando a morte de diversos animais, como gados e cavalos.
“Estamos com um prejuízo muito grande que chega a quase R$50 milhões de reais. Queimaram soja, plantação de cana e muitas áreas da pecuária, morreram gados, cavalos, entre outros. Estamos fazendo vários relatórios lá”, disse o prefeito à imprensa.
Rogério Meira participou, nessa quinta-feira (20), de uma reunião realizada na Associação Mato-grossense dos Municípios para debater os impactos do fenômeno El Niño nos municípios de Mato Grosso. O debate contou com a participação do ministro das Relações Institucionais, José Guimarães.
Na ocasião, o prefeito apresentou ao ministro os desafios enfrentados em Jangada devido aos múltiplos focos de incêndios florestais e queimadas. Esses desafios levaram o município a decretar situação de emergência na última terça-feira (18).
Com o decreto, todos os órgãos e entidades da administração municipal ficam mobilizados para desenvolver ações de prevenção e combate aos incêndios, além de prestar assistência à população. A prefeitura também poderá solicitar apoio de instituições estaduais e federais, como o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil Estadual e outros órgãos competentes.
Segundo o gestor municipal, o município já conta com três aeronaves, mais de 22 bombeiros, dez servidores da Prefeitura Municipal, cinco integrantes da Defesa Civil, quatro caminhões-pipa, sendo um de 20 mil litros e três de 10 mil litros, dois tanques de 8 mil litros, além de diversos equipamentos destinados ao combate ao fogo.
“Estamos trabalhando incansavelmente nesse momento tão complicado que estamos passando nesse município de Jangada”, afirmou Rogério Meira.























