DOE VIDA

Ônibus do Hemocentro leva coleta de sangue a dois pontos de Cuiabá; veja onde doar

publicidade

Quem pretende doar sangue em Cuiabá terá novos pontos de coleta fora da sede do MT-Hemocentro. Nesta quinta (24) e sexta-feira (25), um ônibus preparado para receber doadores estará no Distrito Industrial. Na próxima semana, a campanha segue para a Arena Pantanal.

A ação faz parte da 25ª edição do projeto Doando Vidas, realizado pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Cuiabá) em parceria com o MT-Hemocentro e apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. A iniciativa busca incentivar a doação voluntária e contribuir para manter abastecidos os estoques de sangue destinados ao atendimento da população.

Coleta no Distrito Industrial

Nos dias 24 e 25 de setembro, o ônibus do MT-Hemocentro ficará na Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), no Distrito Industrial de Cuiabá.

A proposta é aproximar a coleta dos trabalhadores e moradores da região, facilitando o acesso de quem deseja doar sangue.

A campanha terá ainda uma segunda etapa. Nos dias 29 e 30 de setembro, a coleta será realizada na Arena Pantanal, na Avenida Agrícola Paes de Barros, no bairro Verdão.

Leia Também:  Motorista bêbado e sem CNH é preso após bater em carreta na BR-364

O projeto Doando Vidas começou em 2001, em Cuiabá, por iniciativa da BPW Cuiabá. Em 2026, a mobilização teve início em 22 de agosto, com uma caminhada de divulgação, e a abertura oficial ocorreu dois dias depois, no MT-Hemocentro. A programação termina em 30 de setembro.

Quem pode doar sangue?

Entre os requisitos para doar estão ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50 kg. Adolescentes de 16 e 17 anos precisam apresentar autorização dos responsáveis, enquanto a primeira doação deve ser feita até os 60 anos.

O doador também deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas de gripe ou febre, ter dormido pelo menos seis horas nas 24 horas anteriores e estar alimentado. A orientação é evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade