CRIDAC

MP investiga SES-MT por falta de profissionais e aparelhos auditivos em centro de reabilitação

publicidade

O Ministério Público Estaduaol (MPE) abriu um inquérito para investigar a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) por falta de profissionais para atendimentos e de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) no Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa – Cridac, em Cuiabá.

O inquérito civil foi aberto no dia 5 de outubro pelo promotor Milton Mattos da Silveira Neto, da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá.

A notícia de fato (apuração preliminar) que antecedeu o inquérito foi aberta a partir de uma denúncia formulada na Ouvidoria do MP-MT na qual relatou demora na disponibilização de prótese auditiva, cuja entrega, segundo narrado, estaria sendo inviabilizada pela ausência de médico otorrinolaringologista na unidade, circunstância que também estaria comprometendo o fornecimento do dispositivo a outros usuários.

“(…) no curso da instrução preliminar, verificou-se que os fatos narrados poderiam transcender a situação individual do noticiante e indicar possível problemática de natureza coletiva relacionada à assistência ofertada pelas unidades especializadas da rede estadual de saúde, especialmente quanto à suficiência das equipes profissionais, à continuidade dos serviços e ao fornecimento de dispositivos assistivos aos usuários”

Alair Ribeiro/TJMT

Leia Também:  Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Promotor MILTON MATTOS DA SILVEIRA NETO

Promotor Milton Mattos da Silveira Neto, da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá-MT

Oficiada, a SES-MT esclareceu a situação particular do denunciante, mas não explicou os problemas coletivos constatados pela investigação.

“(…) contudo, que permanecem pendentes de esclarecimento os aspectos de natureza coletiva anteriormente requisitados, relacionados à existência de eventual desabastecimento, fila reprimida, insuficiência de profissionais ou dificuldades operacionais no CRIDAC, bem como à possível insuficiência de profissionais médicos nas unidades especializadas, ao risco de comprometimento das habilitações junto ao Ministério da Saúde e às medidas adotadas para assegurar a continuidade da assistência especializada”

O objeto da investigação é “apurar eventual insuficiência de profissionais no Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa – CRIDAC e seus impactos sobre a continuidade e a regularidade da assistência especializada, especialmente quanto ao acesso dos usuários aos serviços necessários à concessão e fornecimento de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual – AASI”.

O promotor deixou de designar audiência de autocomposição, sem prejuízo de realização futura, após a colheita inicial de informações e dados técnicos pertinentes.

Milton ainda determinou a expedição de ofício da SES-MT, na pessoa de sua secretária Adjunta de Unidades Especializadas, requisitando, no prazo de 10 (dez) dias úteis, as seguintes informações:

Leia Também:  CPI da Saúde expõe milhões em pagamentos e suspeita de cartel entre empresas médicas em MT

a) se há registro de desabastecimento, fila reprimida, insuficiência de profissionais, dificuldades operacionais, suspensão contratual ou quaisquer outras intercorrências relacionadas ao funcionamento do CRIDAC e ao fornecimento de próteses auditivas;

b) se procede a informação acerca da existência de cenário generalizado de ausência e/ou insuficiência de profissionais médicos nas unidades especializadas vinculadas à Secretaria Adjunta;

c) em caso positivo, quais especialidades e unidades estariam atualmente afetadas, bem como quais providências administrativas vêm sendo adotadas para regularização do quadro;

d) se existe risco de suspensão, restrição ou perda de habilitações junto ao Ministério da Saúde em razão da insuficiência de equipes mínimas exigidas para manutenção de serviços especializados; e

e) quais medidas administrativas, operacionais ou contratuais vêm sendo adotadas para assegurar a continuidade da assistência especializada nas unidades vinculadas à Secretaria Adjunta.

Após as informações, o promotor vai analisar os próximos passos da investigação.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade