O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou neste domingo (2) que não pretende apoiar uma eventual aliança entre o PL e o MDB nas eleições de 2026. A declaração foi feita após o senador Wellington Fagundes (PL), pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, anunciar a composição com a deputada estadual Janaina Riva (MDB), pré-candidata ao Senado.
A aliança foi discutida em Brasília, em reunião com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Nas redes sociais, Abilio reagiu à articulação e disse que não será “incoerente” ao subir no mesmo palanque de adversários políticos.
“Se meu partido em Mato Grosso juntar com o PT, por fidelidade partidária tenho que apoiar o PT? Não esperem isso de mim. Ou me libera, ou tolera, ou me expulsa. Com PT e MDB eu não vou”, afirmou.
Segundo o prefeito, a resistência ao MDB está ligada a disputas políticas recentes. Abilio disse que não considera coerente integrar o mesmo projeto de lideranças que enfrentou nas urnas e com as quais mantém divergências públicas.
Entre os nomes citados por ele está o deputado estadual Eduardo Botelho (MDB), adversário na eleição para a Prefeitura de Cuiabá em 2024. O prefeito também mencionou políticos do MDB que disputaram eleições municipais contra candidatos apoiados pelo PL.
“Brigamos na última eleição e continuamos oponentes. Agora querem colocar todo mundo no mesmo ônibus e fazer de conta que somos amiguinhos. Não dá não”, declarou.
Abilio também citou a vice-prefeita Coronel Vânia, que deixou o Novo e se filiou ao MDB em fevereiro deste ano. Os dois têm mantido atritos políticos desde a mudança partidária.
“Minha vice mudou de partido, critica o Bolsonaro e me critica, foi para o MDB”, afirmou.
A insatisfação com a composição não se restringe ao prefeito de Cuiabá. O deputado federal José Medeiros (PL), anunciado como pré-candidato ao Senado na chapa de Wellington, também resiste à aproximação com o MDB.
Nos bastidores, Medeiros avalia não participar do mesmo palanque de Wellington caso a aliança seja confirmada. O parlamentar também estuda declarar apoio à reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos), em sinal de contrariedade com a articulação entre PL e MDB.
Veja a publicação:
























